top of page

         Projeto Pedagógico

 

Fins e Objetivos:

 

          A Unidade Educacional como espaço coletivo e privilegiado de vivência da infância de 1ano a 3 anos tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, em ação integrada com a família e comunidade.

 

             Contribui para a construção da identidade individual, social e cultural das crianças, além da construção de valores éticos, estéticos e morais presentes nas diferentes culturas.

Reconhece que o indivíduo esteja inserido num contexto social diverso e com valores muito diferentes, não nos cabendo fazer juízo de valores, e sim investir naquilo que acreditamos.

Também levar sempre em conta as necessidades especiais de cada um, dentro de sua realidade para sermos coerentes, quando falamos de uma sociedade justa e democrática.

 

 A concepção de criança, de desenvolvimento infantil e de aprendizagem.

 

            Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – conforme Artigo 4º - o dever do Estado com a educação escolar pública será mediante a garantia de caput IV- atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

 

            Conforme Artigo 29-  da LDB Lei de Diretrizes e Base “A educação infantil primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”

 

Artigo 30- A educação infantil será oferecida em:

I- creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

II- pré-escola para crianças de quatro à seis anos de idade. Alteração da Lei em 2006 conforme Art. 7º- XXV - assistência gratuita aos filhos e

dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas;

Artigo 31- Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

 

            O atendimento orientar-se-á pela promoção dos direitos da criança, estabelecidos pelo Inciso IV do artigo 53 da Lei 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dentre outros sistemas de elaboração o ECA serviu ainda como base para a construção de uma forma de olhar a criança: uma criança com direito de ser criança, direito ao afeto; direito de brincar; direito de querer; direito de não querer; direito de sonhar; direito de conhecer; direito ainda de opinar.

 

            Através do ECA -  Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente são considerados sujeitos de direitos. Isso significa dizer que são autores do próprio desenvolvimento e com direitos a participação.

           

O referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI – documento oficial (CODEI- MEC, 1998). Em sua primeira parte contém um capítulo introdutório, que apresenta concepções e princípios sobre o desenvolvimento da educação infantil. Na segunda parte, o Referencial apresenta o brincar, a identidade e o meio como determinantes das interações humanas.          

 

Há no final uma indicação por parte dos autores, as bases que asseguram a construção de uma proposta pedagógica para cada faixa etária. O documento define ainda o perfil do profissional de educação infantil, demonstrando através de exemplos, diversas formas adequadas de organizar, conduzir e avaliar seu trabalho junto às crianças e famílias.

 

Com ênfase nas citações acima e sendo a Creches/Cei, compreendida como um espaço sócio educacional de construção de identidade, de autonomia e de cidadania, objetiva promover o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: físico, afetivo, cognitivo e moral, assim como proporcionar à criança proteção, alimentação, cultura, saúde e lazer.

 

Tem ainda como objetivo contribuir para a construção do conhecimento da criança sobre si própria e sobre o mundo, com uma programação articulada de parceria com a Prefeitura e suas supervisoras.

 

Para a promoção do desenvolvimento infantil e da aprendizagem serão realizadas ao longo do ano, projetos interdisciplinares nos  aspectos:

 

Cognitivos – nas diferentes áreas do conhecimento humano;

Das relações interpessoais – garantindo situações e vivências que valorizem atitudes de cooperação, solidariedade, respeito e amor ao próximo;

Culturais – oferecendo às crianças oportunidades de acesso às produções histórico – culturais da humanidade: visitas aos museus, exposições de artes plásticas e pinturas, teatro, cinema, musicais, etc., propiciando-lhes em diferentes momentos, oportunidades de se expressarem através de múltiplas formas artísticas;

Emocionais – garantindo, através da conduta de todos os profissionais, um ambiente (dentro e fora da sala de aula) onde prevaleça a confiança, as atitudes de respeito entre as pessoas e o diálogo como forma de entendimento, para dar-lhes as condições de um desenvolvimento equilibrado;

Sociais – utilizar todos os momentos das atividades escolares, para dialogar com os alunos sobre o padrão de comportamento mais adequado para as diferentes situações da vida, dando-lhes oportunidade de manifestar-se e argumentar a respeito de suas posições.

 

Características da População

 

O Centro de Educação Infantil Acalanto, está localizado no bairro de Vila Lúcia, que tem sua economia voltada para atividades comerciais e industriais.

 

Os pais das crianças se caracterizam economicamente por exercerem atividades econômicas na área da indústria, comércio e autônomos.

 

No bairro podemos contar com as seguintes instituições sociais: Clubes, Posto de Saúde, Hospital, Escolas de 1ª e 2º grau, Escola de Educação Infantil e Conselho Tutelar.

 

Proposta de Articulação da Instituição com a família e a comunidade

 

            O cei desenvolve ações complementares junto as famílias, devendo voltar-se para inserção, prevenção, promoção e proteção à infância, propiciando ainda e integração entre famílias e comunidade.

 

Proporcionar condições de participação das famílias em atividades programadas no calendário de atividades.

 

            As famílias são convidadas a participarem das reuniões de pais, festas comemorativas, eventos assim como atividades escolares, através de projetos.

 

Processo de acompanhamento do desenvolvimento integral da criança.

 

            Com a definição  do projeto pedagógico, planejamos e registramos as situações de aprendizagens, desde o período de adaptação, através das observações dos professores e consequentemente discussão e  orientação do coordenador pedagógico, em reuniões mensais ou diariamente.

bottom of page